Dr. Nicodemos Vaz da Silva Júnior
Médico
Ortopedista
Especialista em problemas no joelho
Especialista em Tratamento por Ondas de Choque
Especialista em dor musculoesquelética

Valores: respeito pelo cliente, responsabilidade, agilidade

Missão: Sempre buscar maneiras de melhorar a qualidade de vida de meu paciente/cliente

Visão: Reconhecimento de meu trabalho pelo meu paciente/cliente, sendo referência na área de cirurgia do Joelho e tratamento da dor musculoesquelética.

Consultório:
Avenida Generalíssimo Deodoro, 1281, 3° andar (Clinica Lobo)
Bairro: Nazaré
CEP: 66055-240
Fones: 91 98422-8531 (fone e WhatsApp)// 4006-0022

domingo, 29 de janeiro de 2012

ARTROSE DE JOELHO

   É uma das afecções mais comuns da articulação do joelho, principalmente entre as pessoas acima dos 50 anos. Conceitua-se como uma doença degenerativa que acomete a cartilagem articular em grau avançado, chegando a atingir o osso ( osso subcondral), levando ao que popularmente é chamado de "atrito osso com osso".

Desgaste avançado da cartilagem

       A artrose tem várias causas. Assim podemos dividi-las em primária e secundária. A artrose primária ou idiopática não tem uma causa definida e está mais presente em idosos, relacionado a degeneração natural do organismo, com a "desidratação" da cartilagem, levando a perda da capacidade de amortecimento do impacto. A artrose secundária relaciona-se a uma causa subjascente tais como infecção, traumática, sequela de fratura, mal alinhamento do membro entre outras.
    Os sintomas mais comuns incluem dor, rigidez matinal ou após período prolongado de repouso, crepitação( sensação de estalo na junta) e derrame articular (inchaço da articulação).
    Os exames solicitados incluem o Raio X , que é o principal exame para o diagnóstico e prognóstico. A Ressonância Magnética é útil para avaliar o grau de comprometimento das partes moles, como os meniscos, tendões e ligamentos.

rx mostrando joelho normal e joelho com artrose

     No que compete ao tratamento, na maioria dos casos é feito através de medicamentos, fisioterapia e terapia ocupacional. O tratamento medicamentoso pode ser via oral, onde utilizamos analgésicos, anti-inflamatórios e medicamentos que modificam a evolução da doença. Podemos lançar mão da infiltração articular, com viscossuplementação, objetivando "restabelecer" a viscosidade do líquido sinovial.
     A cirurgia fica reservada para casos sem resolução com o tratamento medicamentoso e fisioterápico. Dentre as opções de cirurgia temos: a artroscopia e, em casos extremos, a prótese de joelho



Ampolas contendo a medicação para viscossuplementação



à direita sem a viscossuplementação. A direita após a viscossuplementação



Vídeo falando sobre o que é a artrose de joelho






Vídeo falando de como diagnosticar a artrose de joelho






Vídeo falando sobre o tratamento sem cirurgia da artrose de joelho






Vídeo falando sobre o tratamento cirúrgico da artrose de joelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE

     O Tratamento Por Ondas de Choque (radiais ou focais) é uma nova modalidade de tratamento  para os pacientes com problemas musculoesque...