Dr. Nicodemos Vaz da Silva Júnior
Médico
Ortopedista
Especialista em problemas no joelho
Especialista em Tratamento por Ondas de Choque
Especialista em dor musculoesquelética

Valores: respeito pelo cliente, responsabilidade, agilidade

Missão: Sempre buscar maneiras de melhorar a qualidade de vida de meu paciente/cliente

Visão: Reconhecimento de meu trabalho pelo meu paciente/cliente, sendo referência na área de cirurgia do Joelho e tratamento da dor musculoesquelética.

Consultório:
Avenida Generalíssimo Deodoro, 1281, 3° andar (Clinica Lobo)
Bairro: Nazaré
CEP: 66055-240
Fones: 91 98422-8531 (fone e WhatsApp)// 4006-0022

sexta-feira, 9 de março de 2012

CONDROMALÁCIA PATELAR

Conceito:

  Condromalácia é um transtorno, degenerativo ou traumático, que acomete a cartilagem articular, acarretando alterações estruturais de variados níveis de gravidade. A cartilagem é um tecido de revestimento sobre o osso localizado nas articulações, que tem a finalidade de proteção, favorece o deslizamento da "junta" facilitando os movimentos. A patela ( ou rótula ) é a região do joelho mais comprometida, onde denominamos de condromalácia patelar.

Figura mostrando lesão da cartilagem


Sintomas:
   Derrame articular ( inchaço) após esforços (tais como andar longas distâncias, praticar esportes etc...); crepitação ou estalidotravamento; dor ao subir ou descer escada ou ladeiras, ao permanecer muito tempo sentado e aos esforços. Em casos mais avançados podemos observar dor em repouso, principalmente após forçar muito durante o dia.

Causas:
   A causa exata é desconhecida. O fator mais comum é o trauma da articulação, seja crônico, por fricção crônica, repetitiva devido a realização de exercícios inadequados em academia, tais como leg press, agachamento, estepe ou esportes realizados de maneira inadequada. Pode ser por trauma agudo, como uma pancada direta no joelho que ocorre em casos de queda.
  Outros fatores são o mal alinhamento do joelho, pés excessivamente planos, subluxação e inclinação patelar entre outros.

Classificação:
   Utilizamos a classificação de OUTERBRIDGE, onde dividimos em 4 graus:
   Grau I: amolecimento da cartilagem
   Grau II: fragmentação da cartilagem ou fissuras com diâmetro < 1,3 cm
   Grau III: fragmentação da cartilagem ou fissuras com diâmetro > 1,3 cm
   Grau IV: Erosão ou perda da cartilagem, com exposição do osso subcondral

Classificação da condromalácia patelar



Diagnóstico:
   É realizado principalmente pelo exame médico no consultório, incluindo a história e exame físico.
   São solicitados os seguintes exames complementares:
   RX: Objetiva avaliar o alinhamento da articulação, para ver se existem deformidades ou subluxações
  Ressonância Magnética (RNM): Exame padrão ouro para avaliar a cartilagem articular, ajudando na classificação e prognóstico

Tratamento:
  Na grande maioria dos casos o tratamento é não cirúrgico, onde objetiva-se a redução da dor, o fortalecimento muscular, principalmete de quadríceps, adutores, vasto medial assim como o alongamento dos músculos posteriores de membros inferiores. Deve ser evitado impacto sobre a articulação, tais como esportes de contato, saltos etc... Deve-se evitar subir ou descer escadas com muita frequência, evitar ficar sentado muito tempo com o joelho dobrado. Deve-se trabalhar o alongamento e fortalecimento muscular na fisioterapia ou na academia de ginástica sempre sob orientação do professor.
   O tratamento medicamentoso inclui o uso de anti-inflamatórios e analgésicos em caso de inflamação ou dor, condroprotetores, infiltração articular com viscossuplementação. A indicação destes tratamentos depende da necessidade de cada caso.
   O tratamento cirúrgico não tem um protocolo rígido de indicação e depende de cada caso.


                                        Neste vídeo explico o que é a condromalácia patelar


 

TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE

     O Tratamento Por Ondas de Choque (radiais ou focais) é uma nova modalidade de tratamento  para os pacientes com problemas musculoesque...