Dr. Nicodemos Vaz da Silva Júnior
Médico
Ortopedista
Especialista em problemas no joelho
Especialista em Tratamento por Ondas de Choque
Especialista em dor musculoesquelética

Valores: respeito pelo cliente, responsabilidade, agilidade

Missão: Sempre buscar maneiras de melhorar a qualidade de vida de meu paciente/cliente

Visão: Reconhecimento de meu trabalho pelo meu paciente/cliente, sendo referência na área de cirurgia do Joelho e tratamento da dor musculoesquelética.

Consultório:
Avenida Generalíssimo Deodoro, 1281, 3° andar (Clinica Lobo)
Bairro: Nazaré
CEP: 66055-240
Fones: 91 98422-8531 (fone e WhatsApp)// 4006-0022

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)- CONCEITOS E TÉCNICA CIRÚRGICA



O que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?
                        O LCA é uma estrutura fibro-elástica localizada no centro do joelho, que se inicia no côndilo lateral do fêmur até o centro dos côndilos da tíbia


Imagem mostrando o LCA

Qual a função do LCA?
                        A  principal função é a de evitar que a tíbia anteriorize em relação ao fêmur, estabilizando os movimentos rotacionais na prática esportiva e do dia-a dia.


LCA rompido com anteriorização da tíbia

Como se rompe o LCA?
                Geralmente em trauma torcional que pode ser na prática de esportes ou na vida diária.

Mecanismo de lesão do LCA

Quais são os sintomas de quem tem lesão de LCA?
                Agudos: dor, edema, limitação funcional
                Crônicos: falseio ( sensação de falha do joelho) aos grandes e, em alguns casos, até aos pequenos esforços, derrame articular (inflamação) que piora aos esforços

Que exames solicitar?
                RX, Ressonância magnética já ajudam a definir o diagnóstico na maioria dos casos, mas não substituem a clínica e o exame físico do joelho realizado pelo médico
                
Qual a técnica cirúrgica utilizada?
                Existem várias técnicas e várias opções de enxerto ao se reconstruir o LCA. 
                Na realização da cirurgia primeiro temos que retirar um enxerto do próprio joelho. As principais fontes de enxerto são do tendão patelar, tendões flexores ou tendão do músculo quadríceps.
Principais locais de retirada do enxerto
               


Após retirarmos o enxerto, realizamos umas artroscopia de joelho, que é uma cirurgia minimamente invasiva em que utilizamos cânulas, microcâmera e minipinças na articulação.

Artroscopia de joelho

   A cirurgia é concluída pela colocação do enxerto dentro do joelho para substituir o ligamento rompido. Por fim fixamos com parafusos, placas ou pinas a depender da preferência do cirurgião


Ilustração de um dos modos de fixação do enxerto

Rx mostrando um dos modos de fixação após reconstrução do LCA


Como é o pós-operatório:

                       Logo no primeiro dia de pós-operatório pode andar, sem muito esforço. Oriento utilizar muletas na primeira semana e carga parcial mais com o objetivo de analgesia.

                       Iniciar exercícios precocemente: flexão e extensão do joelho, associado a exercícios isométricos ( contrair o músculo por 10 segundos, sem movimento da articulação) já no primeiro dia de pós operatório.

                        Retirar pontos com 15 dias.

                        Fisioterapia assistida pelo profissional fisioterapeuta que tenha experiência em reabilitação de joelho inicia após 7 dias, sem duração determinada, a depender do organismo de cada pessoa, desde a composição muscular, grau de resistência e força muscular no pré e pós operatório.

                        Musculação é muito importante após 3 meses para melhorar a massa muscular, corrigindo a hipotrofia residual associado ao ganho de força para o retorno aos esportes.

                         Retorno aos esportes em torno de 8 a 12 meses, a depender da constitução física de cada pessoa e do grau de recuperação no pós operatório. Atletas de auto rendimento normalmente retornam aos esportes mais precocemente.




Neste vídeo mostro o básico da lesão do LCA. Da anatomia à cirurgia e pós operatório










segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ARTROSCOPIA DE JOELHO



O que é artroscopia?
   Cirurgia minimamente invasiva em que se utiliza uma microcâmera dentro da articulação e a imagem é visualizada em um monitor de TV.

Artroscopia


Quais as vantagens?
    Incisões mínimas (furos no joelho), cicatrizes imperceptíveis, pós-operatório menos doloroso, melhor visualização das estruturas intra-articulares lesionadas.

Como é feito?
   Utiliza-se 3 incisões(furos): suprapatelar medial para infusão de soro fisiológico objetivando expandir a junta, facilitando a visualização das estruturas internas, parapatelar lateral, onde normalmente se coloca a microcâmera e a parapatelar medial em que normalmente se chama de portal de trabalho, pois é por onde se introduz as pinças.


Quais as indicações?
   lesões de meniscos, lesão de cartilagem, lesão de ligamentos de dentro da articulação e outras menos comuns.


Visualização interna pela artroscopia



















domingo, 29 de janeiro de 2012

ARTROSE DE JOELHO

   É uma das afecções mais comuns da articulação do joelho, principalmente entre as pessoas acima dos 50 anos. Conceitua-se como uma doença degenerativa que acomete a cartilagem articular em grau avançado, chegando a atingir o osso ( osso subcondral), levando ao que popularmente é chamado de "atrito osso com osso".

Desgaste avançado da cartilagem

       A artrose tem várias causas. Assim podemos dividi-las em primária e secundária. A artrose primária ou idiopática não tem uma causa definida e está mais presente em idosos, relacionado a degeneração natural do organismo, com a "desidratação" da cartilagem, levando a perda da capacidade de amortecimento do impacto. A artrose secundária relaciona-se a uma causa subjascente tais como infecção, traumática, sequela de fratura, mal alinhamento do membro entre outras.
    Os sintomas mais comuns incluem dor, rigidez matinal ou após período prolongado de repouso, crepitação( sensação de estalo na junta) e derrame articular (inchaço da articulação).
    Os exames solicitados incluem o Raio X , que é o principal exame para o diagnóstico e prognóstico. A Ressonância Magnética é útil para avaliar o grau de comprometimento das partes moles, como os meniscos, tendões e ligamentos.

rx mostrando joelho normal e joelho com artrose

     No que compete ao tratamento, na maioria dos casos é feito através de medicamentos, fisioterapia e terapia ocupacional. O tratamento medicamentoso pode ser via oral, onde utilizamos analgésicos, anti-inflamatórios e medicamentos que modificam a evolução da doença. Podemos lançar mão da infiltração articular, com viscossuplementação, objetivando "restabelecer" a viscosidade do líquido sinovial.
     A cirurgia fica reservada para casos sem resolução com o tratamento medicamentoso e fisioterápico. Dentre as opções de cirurgia temos: a artroscopia e, em casos extremos, a prótese de joelho



Ampolas contendo a medicação para viscossuplementação



à direita sem a viscossuplementação. A direita após a viscossuplementação



Vídeo falando sobre o que é a artrose de joelho






Vídeo falando de como diagnosticar a artrose de joelho






Vídeo falando sobre o tratamento sem cirurgia da artrose de joelho






Vídeo falando sobre o tratamento cirúrgico da artrose de joelho

TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE

     O Tratamento Por Ondas de Choque (radiais ou focais) é uma nova modalidade de tratamento  para os pacientes com problemas musculoesque...